Veja como conseguir bolsas de estudo para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Uma formação de qualidade é o sonho de todo pai, mãe e responsável para os filhos. Para isso, muitos buscam as redes particulares de ensino porque, normalmente, elas apresentam melhor estrutura, profissionais qualificados, segurança e ensino de qualidade. Mas, os pais se deparam com os altos preços das mensalidades e passam se perguntar "como conseguir bolsas de estudo".

Bolsas de estudos são uma forma simples e inteligente de economizar e investir em educação de qualidade. Além disso, são uma maneira das escolas reduzirem suas vagas ociosas. Veja a seguir quais são as modalidades mais comuns, como conseguir as bolsas e os benefícios.

Quais são os tipos de bolsas?

São diversos os modos de conseguir bolsas de estudos em escolas particulares do ensino infantil, fundamental e médio. Normalmente, as mais comuns são:

- Bolsas educacionais: são garantidas através de processos seletivos onde os estudantes fazem uma prova e garante uma porcentagem de desconto de acordo com a quantidade de acertos.

- Bolsas sociais: elas são destinadas para famílias de baixa renda e que não possuem condições de pagar uma escola particular. Geralmente é pedido um comprovante de renda para ofertar essa bolsa.

- Bolsas esportivas: oferecidas para alunos que possuem um bom desempenho e destaque nos esportes.

- Bolsas familiares: alguns colégios oferecem descontos na mensalidade final para famílias que possuem mais de um filho e querem matriculá-los na mesma escola.

- Bolsas por programas de estudos: algumas empresas, por exemplo o Melhor Escola, com o intuito de ampliar e democratizar o acesso à educação para todas as crianças, possuem programas de bolsa de estudos para as escolas particulares.

Como conseguir bolsas de estudos em escolas particulares?

São inúmeros os gastos que os responsáveis têm com uma rede particular de ensino. Gastos com material escolar, uniformes, alimentação e transporte (se necessário) são apenas alguns deles. Nesse sentido, conseguir bolsas de estudos é uma ótima forma de reduzir, e muito, o custo total e mesmo assim manter uma educação de qualidade.

Listamos algumas dicas para que você saber como conseguir bolsas de estudos:

Carta de recomendação:

A maioria dos colégios quando vão oferecer bolsas de estudos pedem uma carta de apresentação. Nela os alunos devem falar um pouco sobre a sua história, seus interesses e suas habilidades.

Além de apresentar essa carta, é importante também que os pais vão até a secretaria da atual escola dos pequenos e peça para que os diretores/professores escrevam uma carta de recomendação do alunos. Assim, juntamente com o histórico escolar, a bolsa de estudos será mais facilmente garantida.

Incentive o estudo:

Caso a instituição de ensino que você queira garanta bolsas somente através do processo seletivo de provas é importante que haja um planejamento do pequeno. Portanto, é recomendado que você incentive que seu filho estude mais, pelo menos 6 meses antes da prova, para que ele esteja preparado e consiga uma alta porcentagem de desconto.

Entre nos sites dos marketplaces educacionais:

A vantagem dos programas de bolsas de estudo é que, normalmente, os candidatos não precisam fazer nenhum dos passos citados acima. O percentual de desconto é garantido no próprio site, sem burocracia ou pré-requisitos.

Para aumentar o acesso à educação de qualidade no ensino básico, o Melhor Escola consegue vagas com bolsas parciais de estudo (20% a 80% de desconto) na escolas parceiras. Pelo programa do Melhor Escola as famílias economizam em média R$ 3,5 mil por ano por filho. Esse valor médio é obtido considerando o desconto médio de 37,3% e o valor médio de mensalidade de R$ 766,00 pelo período de 12 meses.

Para aumentar o portfólio de escolas parceiras oferecendo descontos no site a equipe de prospecção de parcerias está em constante contato com gestores de escolas oferecendo a divulgação da escola no portal Melhor Escola em troca de bolsas parciais de estudo para os usuários do site.

Para reservar uma bolsa, o processo é muito simples: pagando a pré-matrícula no valor da primeira mensalidade ou matrícula, o usuário garante a bolsa e fica isento de pagar esse valor na escola. Para buscar bolsas de estudo, clique aqui, insira a série desejada e a sua cidade e obtenha acesso a todas as escolas disponíveis na sua região.

Procurando uma escola para o seu filho? Saiba como escolher.

Escolher uma escola para o filho nem sempre é uma tarefa fácil. Encontrar uma instituição que esteja dentro do seu orçamento, que seja perto da sua casa e que tenha um ensino de boa qualidade parece impossível, né? Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo com o que deve ser levado em conta na hora de tomar a sua decisão. Garanta o seu e-book, acessando o link abaixo:

E-book: Guia definitivo para você encontrar a Melhor Escola para a sua criança